14/06/2011

HENRI WALLON - Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil



O livro "Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil" de Henri Wallon é de leitura imprescindível para todo e qualquer educador. Visto que, “decorridos mais de trinta anos da morte de Henri Wallon, vemos surgir, no cenário da educação, um grande interesse por sua psicologia. Trata-se de um "resgate teórico" muito importante, com potencial de trazer significativas contribuições para a reflexão pedagógica”.

Buscando compreender o psiquismo humano, Wallon volta sua atenção para a criança, pois através dela é possível ter acesso à gênese dos processos psíquicos. De uma perspectiva abrangente e global, investiga a criança nos vários campos de sua atividade e nos vários momentos de sua evolução psíquica. Enfoca o desenvolvimento em seus domínios afetivo, cognitivo e motor, procurando mostrar quais são, nas diferentes etapas, os vínculos entre cada campo e suas implicações com o todo representado pela personalidade.
Considerando que o sujeito constrói-se nas suas interações com o meio, Wallon propõe o estudo contextualizado [pág. 11] das condutas infantis, buscando compreender, em cada fase do desenvolvimento, o sistema de relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente.




BAIXAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário