06/08/2012

BLUES BANAL [Para os que esperam]

Na fila dos que esperam
Porvindouras bênçãos,
Na fila dos que esperam,
Estendo a mão e ofereço meus calos
Como prova da minha miséria.
Tende piedade desse mortal
Que ama no impossível,
Dentro da noite banal,
Na íris mendigo invisível,
Uma alegria canina rural;
E que aprendeu a rir renitente,
Divago sorriso faca entredentes.

(x2)
Senhor, perdoe meus desejos vãos,
Perdoai esse que estende a mão,
Pois no delírio do meu canto rouco
O que não me falta é pão.
Misericórdia da minha miséria.

Na fila dos que esperam,
Confundido entre os restos, os rastros
Que compõem o pão embolorado do dia,
Na fila dos que esperam,
Na vertigem das horas, cubro a alma com emplastros;
Preencho o vazio com goles de cachaça,
Porque tudo me é lícito, mas nada vem de graça.
Deus dos humilhados olhai por mim!
E dai-me a graça para apagar essa pinga de praça.

(x2)
Senhor, perdoe meus desejos vãos,
Perdoai esse que estende a mão,
Pois no delírio do meu canto rouco
O que não me falta é pão.
Misericórdia da minha miséria.

Na fila dos que esperam,
Transito movendo velha carcaça,
Na fila dos que esperam,
Sofro, trabalhando ou não, vestindo couraça,
Apego-me ao efêmero, como, consumo
Sobrevivo em rótulos de margarina,
Coração aquartelado pulsa,
Repulsa em desassossego, corpo desejante de toxina.
Deus dos humilhados olhai por mim!

(x2)
Senhor, perdoe meus desejos vãos,
Perdoai esse que estende a mão,
Pois no delírio do meu canto rouco
O que não me falta é pão.
Misericórdia da minha miséria.

Na fila dos que esperam,
Entre tantos que disputam o osso
Um vencerá e essa será minha glória.
Na fila dos que esperam,
Contadores de piadas sujas vestem toga
E na ausência de tudo, imposto composto
Roubarão o troco da minha droga.
Deus dos humilhados olhai por mim!

(x2)
Senhor, perdoe meus desejos vãos,
Perdoai esse que estende a mão,
Pois no delírio do meu canto rouco
O que não me falta é pão.
Misericórdia da minha miséria.

Deus dos humilhados olhai por mim!

[RAMONND, Maurício Pequenas Verdades Distraídas. p. 90, 2012]

Nenhum comentário:

Postar um comentário